segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VALORIZAR O PROFESSOR

Na noite da última sexta-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o foco da próximo gestão será na valorização do professor. “O Brasil precisa resgatar essa dívida com o magistério brasileiro, colocar o professor e a professora no centro das atenções para que continuemos esse ciclo virtuoso de cumprimento das metas de qualidade”, disse em entrevista exclusiva à Agência Brasil.

Haddad está no comando do Ministério da Educação (MEC) desde 2005, quando substituiu Tarso Genro. Formado em direito, com mestrado em economia e doutorado em filosofia, é professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP). O ministro avaliou que a “marca” da sua gestão no MEC foi o estabelecimentos de metas de qualidade, a partir da crianção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador funciona como termômetro da qualidade do ensino e atribui uma nota a cada escola.
“A questão do aprendizado está enraizada na escola, todo diretor agora sabe o que é Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A sociedade entende que a escola é um lugar em que se garante um direito fundamental, que é o de aprender. Esse retorno às boas práticas pedagógicas é algo que vai repercutir na história da educação. Daqui a 20 anos, vamos lembrar desse período pelo compromisso que nós resgatamos com a qualidade”, disse Haddad.

É importante ressaltar que quanto mais tempo passa, mais alta fica essa dívida com o magistério brasileiro. Mas a nossa expectativa é que essa valorização realmente aconteça, o senhor Fernando Haddad sabe bem que essa ferramenta é indispensável para o desenvolvimento da educação.


Enquanto não se cumpre essa promessa, os educadores que amam a educação, continuarão batalhando e lutando por um país melhor.

Na esperança de dias melhores para os professores,

Adriano Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário