segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A FÓRMULA PARA A EXCELÊNCIA

         A revista veja dessa semana (edição 2195 de 15 de dezembro de 2010),traz uma reportagem sobre educação.

Os dados que aqui vou discorrer são apenas parte da reportagem, no entanto recomendo a todos, especialmente aos adolescentes, jovens e professores que leiam na íntegra, caso não tenham a assinatura ou como adquiri-la, façam como eu, peguem emprestada.(risos)
        A reportagem supramencionada, fala sobre o perfil de jovens que tem alcançado a excelência nos estudos. Como sabemos, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda figura entre as piores dos principais rankings que mede a qualidade do ensino. Como esses jovens alcançaram a excelência nos estudos e tem objetivos audaciosos em meio a essa situação? Dos cinco pontos decisivos que respondem à tal idagação na página 130, gostaria de enfatizar apenas dois.

INCENTIVO MÁXIMO PARA OS ESTUDOS- Dos cem jovens que ilustram as páginas da referida reportagem, TODOS foram incentivados pela família ou por professores. Na página 136, vemos a história de Joyce Queiroz, pernambucana de 23 anos, hoje no primeiro lugar do ranking de sua turma de engenharia da computação do Instituto Militar de Engenharia. Ela recebeu dos pais, ambos de origem pobre, incentivo máximo para os estudos. Os docentes sabem que é fundamental incentivar o educando a estudar. A mente humana é uma força que funciona ativada por incentivos. O relógio pode bater as horas junto a um ouvido, um objeto pode lançar sua imagem dentro de um campo visual, mas a mente sem incentivos, não ouvirá nem verá nada. Queridos professores, seus incentivos podem transformar a vida do seu aluno. Você que é professor da escola dominical, pense nisso. Quando falo de incentivo aos estudos, sempre lembro do Dr. Jonh Mawuel, conhecido mundialmente pelas suas palestras motivacionais sobre liderança. Em seu best seler "Como tornar-se uma pessoa de Influência", ele disse que parte de suas conquistas se deviam aos incentivos de uma professora que ele teve na escola dominical quando criança. Lembre-se, você pode fazer parte da história de alguém, simplesmente INCENTIVANDO.

ESFORÇO ACIMA DA MÉDIA - Os estudantes escolhidos, tinham algo em comum: SEMPRE SAÍRAM MENOS E ESTUDARAM MAIS. Esse é um fator preponderante para quem quer alcançar a excelência nos estudos. Enquanto no item anterior, nosso diálogo foi voltado para os docentes, aqui queremos dialogar um pouco com os discentes. Renata Betti diz na página 134, que o esforço em grau elevado acaba por lapidar o talento de forma decisiva. Afirmamos sem nenhum exagero que desde a infância os estudantes escolhidos vêm se debruçando sobre os estudos, com rara curiosidade e dedicação. O ardente desejo de estudar, que distingue os 100 jovens selecionados na reportagem, os aproxima de muitos grandes gênios da história. A didicação aos estudos entre os jovens brasileiros é preocupante. Se falarmos em escola dominical, a preocupação é ainda maior. Como jovem, reconheço que precisamos nos dedicar mais, precisamos estudar mais, precisamos passar mais tempo com os livros, caso contrário, podemos até alcançar um "sucesso" momentâneo, mas a excelência, jamais.


Pensem nisso!

Ah! e não esqueçam, leiam a reportagem na íntegra.

Um grande abraço.

Adriano Lima.
    

5 comentários:

  1. Caro Adriano Lima,
    peço mil desculpas por nao ter respondido ao Sr. em meu blog. Para falar a verdade, fiquei desanimado pois estive muito ocupado com os assuntos escolares.

    Agora, voltarei a "ativa" e espero que o sr me apoie em meu blog como eu o apoiarei.

    Gostei muito de seu blog, o desing e o assunto me interessa.

    Fique com Deus e continue em sua jornada "cibernética"

    Esdras Jr.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Júnior,

    Muitissimo obrigado por sua participação no nosso blog.

    Sei que a fisionomia não ajuda muito, mas tenho apenas 23 anos e dispenso o pronome pessoal de tratamento "Sr." (risos).

    Estamos juntos na blogsfera, espero poder desfrutar de bons diálogos com vc.

    Muito obrigado pelas palavras elogiosas com respeito ao nosso blog, conto com sua valiosa colaboração.

    Um grande abraço,

    Adriano Lima

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriano Lima,

    Se não me engano essa é a primeira vez que comento aqui. Só passei para dizer que gostei muito , e já estou indicando lá no blog O Mundo de Rebeca. Passe por lá e confira.

    Abraços,

    Céfora Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Céfora,

    Muitissimo obrigado pela sua participação aqui no nosso blog, que por sinal, muito me honra.

    Que ótimo que você gostou.

    Agradeço pela indicação.

    Que Deus abençoe você mais e mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir