terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ATOS – A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA

 No próximo domingo, com fé em Deus, estaremos iniciando o 1º trimestre da Escola dominical de 2011. Pela graça de Deus, ministrei esse estudo para os professores da EBD na igreja que eu congrego, Assembleia de Deus ministério de Cordovil. Veja o subsídio que escrevemos para os colegas, que assim como eu, amam a Escola Dominical.


Introdução: O livro de atos dos apóstolos é o único livro histórico do novo testamento. Estaremos estudando no 1º trimestre de 2011 os primeiros quarenta anos da gloriosa história da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Estamos vivendo dias extremamente difíceis. As pessoas são caracterizadas por todos os tipos de perversão egoísta e superficial: perturbações fora do comum, egocentrismo e crueldade da parte dos homens. Estamos na primeira década do século 21, na era denominada pós-modernidade. O Senhor da Igreja disse que a maldade chegará a tal ponto que levarão muitos a desanimar da fé (Mt 24.12). Entretanto o mesmo Senhor vaticinou, “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 24.12-13). Sem nenhuma sombra de dúvidas, os fatos narrados pelo Dr. Lucas no livro de Atos, nos darão forças para lutarmos contra os perseguidores da Igreja, nos conduzirá a vivermos mais unidos e estará nos preparando para o encontro com o Noivo. Que riqueza estaremos a desfrutar neste trimestre!

O AUTOR
Lucas é o autor do livro de Atos. Um homem singularmente culto. Aliás, o mais culto dentre os quatro evangelistas. Lendo o terceiro evangelho aprendemos de imediato a imparidade de seu engenho e a peregrinação de sua arte. Em seu evangelho, Lucas fez um relato fidedigno e metódico de “todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas” (At 1. 1-2). Já em Atos dos Apóstolos, pôs-se ele a narrar a expansão da Igreja de Cristo. Neste livro, indica-se de passagem, Lucas participa não somente como autor, mas também como personagem que, de forma modesta, oculta-se nas famosas seções do pronome da 1ª pessoa do plural (At 20.6, 8, 13, 15; 21.16).

LUCAS É UM ESCRITOR POR EXCELÊNCIA- O Dr. Lucas é um artista da palavra. Tanto no evangelho que leva o seu nome como em atos dos apóstolos, o grego koinê ganha os mesmo contornos que a linguagem clássica. Por essa razão, Bentho diz que “o prefácio das obras Lucas-Atos é um monumento literário cravado no coração dos Evangelhos, nada a dever em estilo, exatidão e beleza aos imortais escritos de Platão”.

LUCAS O MÉDICO AMADO. Um médico que compreendeu a verdadeira dimensão da fé. Andrade diz que Lucas é o maior exemplo de que a verdadeira ciência pode conviver harmonicamente com a religião do único e verdadeiro Deus. Lucas se formou com todos os rigores acadêmicos de sua época. Nesse tempo a medicina era bastante desenvolvida entre os gregos e romanos. Lucas não era apenas um médico. Todos o conheciam como o médico amado (Cl 4.14). Tudo ele fazia para que seus pacientes o vissem como amigo. Como necessitamos de médicos que à semelhança de Lucas, se dediquem aos doentes sem fazer das doenças uma fonte de renda. Não devemos nós, como educadores cristãos nos tornarmos amigos dos nossos alunos?

DATA- Os estudiosos levam nos a crer que Lucas tenha concluído o livro de Atos por volta do ano 61. Andrade supõe que o Dr. Lucas estava em Roma, assistindo o apóstolo em sua prisão domiciliar.

CONTEÚDO- Eventos Pré- pentecostal. Veremos a seguir dois importantíssimos fatos que precederam a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes:


1-      A ascensão de Cristo. O Deus que sempre teve interesse de relacionar-se com o homem realizava um outro processo de relacionamento. O custo da ausência de Jesus resultaria na vinda do Espírito Santo. Deus sairia de entre os discípulos e iria para dentro dos discípulos.
2-      A eleição de Matias. A eleição de Matias como substituto de Judas é o segundo evento pré-pentecostal mais importante revelado por Lucas (At. 12-26).

Evento Pentecostal-  Estando os discípulos reunidos num só lugar, eis que o Senhor Jesus, infude-lhes de seu Espírito. Já batizados com o Espírito Santo, começaram a falar em outras línguas, enaltecendo a Deus. Assim era inaugurada a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja nasceu pentecostal e pentecostal continua, pois a efusão do Espírito não é apenas um evento eclesiológico, mas também escatológico.

Eventos Missionários. No contexto do crescimento acelerado da Igreja em Jerusalém, um fato merece destaque. Em Atos 6. 7 diz que a Palavra de Deus crescia em Jerusalém, o número de crentes se multiplicava e muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé. Na igreja de Jerusalém a palavra de Deus crescia, e nos nossos dias, o que tem crescido em nossas igrejas?

O PROPÓSITO DE ATOS DOS APOSTÓLOS

Narrar a Expansão da Igreja. Imediatamente depois do dia de pentecostes, os discípulos começaram a espalhar o evangelho por todo o mundo conhecido. Por volta de 96 d.C., Clemente, bispo de Roma e Inácio, bispo de Antioquia, documentaram a continuidade da operação dos dons proféticos.

Justificar os Atos dos Apóstolos. Os apóstolos do Senhor se viram diante de diversas situações, como perseguição religiosa e política, a mão de Deus sendo estendida aos gentios – inclusive dando-lhes o batismo com o Espírito Santo, a conversão de perseguidores como Paulo e milagres, confirmando a participação da mão de Deus na criação da Igreja.

Estimular aos crentes. Nós os cristãos do século 21, podemos ler o livro de Atos e perceber o cuidado de Deus para com o seu povo. Entendemos que o fator “perseguição” não é novo para o povo de Deus, e o melhor, entendemos e aprendemos que perseguição nunca impediu o crescimento da Igreja. Que Deus nos dê graça para evangelizarmos e fazermos missões até a volta de Cristo sem impedimento algum.

CONCLUSÃO
A evangelização dos povos é a maior missão da igreja na Terra. A responsabilidade é nossa. Apesar de suas limitações locais, a Igreja de Cristo, sob o poder do Espírito Santo, universaliza-se em suas conquistas e faz-se irresistível como o reino de Deus.
Continuemos a anunciar as Boas Novas de Cristo sob a unção do Espírito Santo. Tenhamos a convicção que neste trimestre estaremos sendo ricamente abençoados, pois estaremos diante de um assunto de inigualável valor.


Excelente aula para todos.





6 comentários:

  1. o irmão é paraense e pertence convenção do Gilberto Marques?

    A meu irmão sinto muito pelo senhor, esse senhor é muito problematico mas tbm ele é fazendeiro e politico né ?

    Estarno que na igreja dele qdo pastoreava uma igreja do interior do pará ele causou divisões e fez um tabalho lastimável. Mina irmã era membra da igreja dele e sofreu muito ao ver o trabalho andar para tarz por conta do pr. Gilberto Marques.

    Vou orar por vcs ai no pará, para que Deus livre vcs das mãso de Gilberto Marques.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão,

    muito obrigado pela sua visita aqui no blog.

    Eu sou paraense, mas não conheço o pastor Gilberto Marques. Eu sou do sul do estado e pertenço à convenção CIADSETA PA-MT. A referência diz respeito às igrejas do sul do estado do Pará e norte do estado do Mato Grosso.

    Atualmente estou morando na cidade do Rio de Janeiro.

    Quanto às orações "para que Deus nos livre das mãos de Gilberto Marques", acho que não é necessário, mas ficarei agradecido se o nobre irmão orar pela nossa vida e pela igreja do Senhor.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei Adriano da resposta. Muito boa. Paz!

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz amado do Senhor! Sou a Nilma, amiga da Neiwa , que recomendou você...rsrs. Ela falou tudo de bom de vc inclusive me enviou o teu endereço e aqui estou eu... Faço teologia e ela disse que vc é fera! Bem aí vai os meu indereços, se tiver interesse em sermo amigos...http://semearatitude.blogspot.com/ msn: nilma_franca@hotmail.com. Fique na Paz de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Prezada Nil,

    A Paz!

    Muito obrigado pela sua participação aqui no blog.

    Já que fui recomendado pela Neiwa, então fui bem recomendado. Transmita a ela o meu abraço.

    Visitei o seu blog e já estou seguindo.

    Estamos juntos aqui na blogosfera para compartilharmos os mistérios da Palavra do Eterno.

    Deus abençoe você mais e mais.

    ResponderExcluir